Dakota Mayi Johnson (Austin, 4 de outubro de 1989) é uma atriz, produtora e modelo estadunidense. Ela é filha dos atores Don Johnson e Melanie Griffith e neta da atriz Tippi Hedren.
Dakota estudou na Aspen Community School em Aspen, Colorado e era uma dançarina ávida quando mais jovem. Ela tornou-se interessada em trabalhar como modelo aos 12 anos, depois de uma sessão de fotos com outros filhos de celebridades para a Teen Vogue.
Em 1999, com apenas 10 anos, fez sua estreia no cinema em Crazy in Alabama, no qual ela e sua meia-irmã, Stella Banderas, interpretaram as filhas de sua mãe na vida real, Melanie Griffith. O filme foi dirigido por seu ex-padrasto, Antonio Banderas.
Dakota foi eleita Miss Golden Globe em 2006, aos 17 anos, sendo a primeira Miss Golden Globe da segunda geração na história do Globes. No mesmo ano, ela assinou com a IMG Models. Em 2009, desfilou para a linha de jeans da marca MANGO. Um ano depois, viajou para Sydney, onde filmou a campanha Rising Star para uma grife de moda, a Wish. Depois que se formou no colegial, Dakota assinou com a agência William Morris Agency e começou sua carreira de atriz.
Em sua nova carreira, teve seu primeiro sucesso de bilheteria em 2010 com o filme The Social Network, no qual participou de uma cena com Justin Timberlake. O filme recebeu oito indicações ao Oscar, incluindo para Melhor Filme. No ano seguinte, contracenou com Vanessa Hudgens e Alex Pettyfer em Beastly, uma visão moderna do conto A Bela e a Fera escrito e dirigido por Daniel Barnz. Ela também ganhou o seu primeiro papel principal no filme Gay Dude (2012), escrito por Alan Yang. No mesmo ano, estreou na TV como protagonista na série do canal FOX, Ben and Kate, que teve uma curta duração, apenas uma temporada de 16 episódios. Dakota fez participação em alguns filmes como 21 Jump Street (2012) e The Five Year Engagement (2012), e teve papéis maiores em outros como Date and Switch (2014), do diretor Chris Nelson, Need For Speed (2014) de Scott Waugh, Cymbeline (2014), trabalho de Michael Almereyda e o filme de Ezna Sands, Chloe and Theo (2015).
No dia 02 de setembro de 2013, foi anunciado pela autora E. L. James em seu Twitter, que Dakota seria a protagonista de Fifty Shades of Grey. Ela interpreta Anastasia Steele, ao lado de Jamie Dornan, que interpreta Christian Grey. As gravações começaram em dezembro do mesmo ano e o filme estreou em fevereiro de 2015, sendo um grande sucesso de bilheteria, superando a marca dos $500 milhões, se tornando o projeto que impulsionou sua carreira de atriz. Após este filme, Dakota participou das duas sequências franquia, Fifty Shades Darker e Fifty Shades Freed, que estrearam em fevereiro de 2017 e fevereiro de 2018, respectivamente. Durante o lançamento das franquias de Fifty Shades, Dakota estrelou três filmes: Black Mass (2015), do diretor Scott Cooper, A Bigger Splash (2015), projeto de Luca Guadagnino e a comédia How to be Single (2016), do diretor Christian Ditter.
O trabalho dela em Fifty Shades of Grey e Black Mass tiveram reconhecimento e, com isso, Dakota foi convidada para a comissão julgadora da Academia do Oscar, que ajuda a escolher indicações para a premiação anual mais importante e cobiçada do cinema mundial.
Em 2018, Dakota interpretou Susie Bannion no aclamado remake de Suspiria, dirigido por Luca Guadagnino. No mesmo ano, também participou do filme Bad Times at the El Royale do diretor Drew Goddard. É importante ressaltar que esse foi um ano de virada na carreira da atriz.
Ao lado de Armie Hammer e Shia Labeouf, Dakota atuou em Wounds e The Peanut Butter Falcon, respectivamente. Ambos os filmes foram lançados no ano de 2019. Por conta do isolamento social ocasionado pela pandemia no ano de 2020, o filme The High Note dirigido por Nisha Ganatra, que era para ser lançado nos cinemas, estreou diretamente por VOD (video on demand). O filme conta com Tracee Ellis Ross no papel principal de uma cantora famosa, e Dakota como sua assistente pessoal.
Atualmente, Dakota continua com a agenda cheia. Ela está com dois projetos para serem lançados em breve e dois projetos anunciados, sendo eles, respectivamente, Our Friend dirigido por Gabriela Cowperthwaite, The Nowhere Inn de Bill Benz, The Lost Daughter da diretora Maggie Gyllenhaal e Don’t Worry, Darling de Olivia Wilde.