Dentre várias entrevistas que Dakota concedeu à mídia mundial, ela também conversou com a revista italiana “Io Donna del Corriere della Sera” sobre seu novo filme, Cinquenta Tons Mais Escuros, sua vida, carreira e mais. A seguir, confira a entrevista traduzida na íntegra e, logo após, os scans.
Ela é elegante, discreta, com um sutil senso de humor. Filha dos atores Melanie Griffith e Don Johnson, Dakota Johnson cresceu nos sets. Mas, apesar da genealogia ilustre, até há alguns anos atrás, ela passava de uma audição para outro tentando conseguir um papel decente; hoje, aos 27 anos, ela é uma estrela internacional. Cinquenta Tons de Cinza – o primeiro filme da trilogia erótica de E. L. James – conseguiu 570 milhões de dólares em bilheteria. E agora, no segundo capítulo da saga, Cinquenta Tons Mais Escuros, ela reprisa seu papel como Anastasia Steele (a estudando que descobre sua vida sexual com o atormentado bilionário Christian Grey, interpretado por Jamie Dornan). Dakota, que frequentemente aparece nua em cenas eróticas, aparece com um visual mais comportado: saia longa, blusa larga, pouca maquiagem e cabelo solto. Ela finalizou de gravar Suspiria, o remake do thriller de Dario Argento, dirigido por Luca Guadagnino. E fala sobre o assunto com entusiasmo. No entanto, responde à perguntas pessoais reflexivamente. Com cuidado. Claro, ela está determinada a fazer o que mais ama no mundo: atuar. E, algum dia, vai para detrás das câmeras e produzir filmes. Os genes da família estão todos lá, ela sabia desde que era pequena – explica – era apenas questão de tempo. E oportunidade.
Cinquenta Tons Mais Escuros é o segundo capítulo da saga, e o terceiro já está em pós-produção. Não fica entediante interpretar o mesmo personagem?
“Não, pelo contrário, eu aceitei esse papel porque me permitia seguir Anastasia em sua transformação: da garota ingênua e inocente em uma mulher tentando descobrir quem ela é durante sua jornada de descobertas sexuais.”O primeiro filme foi dirigido por Sam Taylor-Johnson, uma artista visual, e agora foi a vez de James Foley, um diretor de ação e suspense. A dinâmica no set foi diferente?
“Sim, e estou convencida de que o primeiro filme foi perfeito para o que era proposto: introduzir os personagens e suas histórias. James, para a sua parte, é o homem certo para um filme com tons de thriller e suspense.”Com esses dois filmes gravados juntos, você passou mais tempo com Jamie Dornan e sua família. Como foi isso?
“Foi bom. Em Vancouver, muitas vezes nos fins de semana, suas duas lindas crianças estavam lá, uma lufada de ar fresco. Nossa amizade me ajudou muito quando gravávamos as cenas mais íntimas.”O que sua mãe, Melanie, disse sobre seu papel super erótico?
“Meus pais nunca interferiram nas minhas escolhas profissionais; eu sempre fui inflexível sobre isso, mas não acho que eles querem ver meus filmes, seria “inapropriado” (risos). No entanto, eles não me julgam baseado nos projetos que eu escolho, eles preferem ver como eu ajo na vida como um ser humano.”Você parece estar perfeitamente à vontade nas cenas de sexo: de onde vem tanta tranquilidade?
“De minha mãe, que me ensinou, desde quando eu era mais nova, que o corpo das mulheres são lindos e não tem nada de errado em mostrá-lo.”Você se tornou famosa em pouco tempo. Como que isso mudou sua vida?
“Além das coisas óbvias como ter que falar com jornalistas (sorri), eu estou em uma posição invejável: posso falar com pessoas que admiro, discutir sobre filmes com grandes atores. Uma coisa agradável, depois de anos de audições.”Com o sucesso desses filmes, é mais fácil ou difícil para você ir a um encontro? Os homens não ficam um pouco intimidados?
“Eu gostaria de saber, se eu saísse de casa algumas vezes (risos).”E por que não sai?
“Eu sou uma pessoa caseira, gosto muito mais de ficar em casa com meus amigos do que sair e me mostrar em público.”Você acabou de gravar o remake de Suspiria, de Luca Guadagnino.
“A experiência mais linda da minha vida. Sempre amei o filme de Dario Argento.”É seu segundo filme com Guadagnino e Tilda Swinton.
“Sim: nós já gravamos A Bigger Splash juntos. Em Suspiria, Tilda e eu nos divertimos muito. Trabalhar com ela é um sonho, de verdade.”É difícil manter sua identidade em Hollywood quando está rodeada de publicistas, agentes, estilistas e todos que querem opinar em como sua aparência deve ser?
“Eu decidi recentemente que não vou lidar mais com redes sociais, muito menos explicar para o mundo quem eu sou: meu trabalho é atuar e talvez, um dia, produzir e dirigir filmes, mas isso não projeta uma percepção correta de mim mesma. Eu não preciso que todos entendam quem sou, isso me faria perder a última fatia de privacidade que me resta.”Então, Dakota, diga-nos pelo menos qual seu brinquedo sexual favorito.
“Mas essa (risos) é uma pergunta muito inapropriada! No entanto, se quer mesmo saber, eu não tenho um em particular…”
Tradução: Laura M.