Há momentos em que Cinquenta Tons Mais Escuros se difere do seu antecessor da franquia, Cinquenta Tons de Cinza. Um é que este filme vai mais fundo e se torna um pouco mais sombrio já que aprendemos mais sobre o passado de Christian Grey. Mas com isso vem um lado mais leve para Cinquenta Tons Mais Escuro.
“Eu acho que o humor é muito mais evidente neste filme do que o primeiro”, disse Jamie Dornan, que interpreta Christian Grey, para Yahoo Movies. “Nós vemos Christian ser mais engraçado, nós vemos ele sorrir, o que realmente não aconteceu no primeiro, e eu acho que isso é importante.”
Devido ao assunto pesado, encontrar um equilíbrio com o humor neste filme e nesta franquia foi definitivamente importante para E.L. James, cujos filmes são baseados em seus romances.
“Não há escuridão sem luz, você precisa equilibrar tudo”, disse James. “Fomos presenteados com a talentosa Dakota Johnson, que tem um ótimo senso de humor. Isso foi adaptado por meu marido [escritor Niall Leonard]. Ele tem um tremendo senso de humor, e os livros são muito bem-humorados também. Eles têm um relacionamento brincalhão dentro deles. Então é uma combinação de tudo isso.”
Essa injeção de humor também foi algo que Johnson, que interpreta Anastasia Steele nos filmes, prestou bastante atenção.
“Isso é algo que eu me importo muito, especialmente com este projeto. Caso contrário, eu acho que seria apenas muito pesado”, Johnson. “Anastasia é uma garota divertida, e ela é inteligente. E eu acho que as meninas inteligentes são divertidas.”