Faltam exatamente 9 dias para a estréia de Cinquenta Tons de Cinza (finalmente!!!!), e, graças a isso, Dakota Johnson está realizando entrevistas com várias revistas. Dessa vez, o bate papo foi com a famosa TIME, leiam a matéria completa traduzida abaixo:
Jamie Dornan e Dakota Johnson explicam os desafios surpreendentes que eles enfrentaram ao interpretar os personagens principais do filme mais aguardado do ano.
Você já deve ter ouvido falar que a versão cinematográfica do notório livro Cinquenta Tons de Cinza estreia em 13 de fevereiro (EUA). Se você esteve em outra galáxia nos últimos tempos, essa é a adaptação do romance de sucesso, lançado em 2011, que hmm, explora práticas não convencionais.
A TIME teve a oportunidade de ver um pouco do filme antecipadamente e a chance de conversar com suas estrelas, Jamie Dornan e Dakota Johnson, sobre quais foram as cenas mais difíceis para eles gravarem – e isso não necessariamente significa o que você pode estar pensando.
“Qualquer um diria que cenas de sexo, independente do conteúdo do filme, são sempre uma experiência complicada e relativamente desconfortável”, diz Dornan, que interpreta Christian Grey. “Mas eu acho que, pessoalmente, a cena com mais pressão, foi a cena da entrevista.“
Essa é uma cena no início do filme, onde a protagonista principal, Anastasia Steele, chega para fazer uma entrevista com Grey para o jornal da sua faculdade; ela está no lugar da sua colega de quarto, que está gripada. Na linguagem cinematográfica, se chama “meet-cute“. “É a primeira vez que vemos Christian e podemos vê-lo em seu escritório impressionante, muito responsável e em uma posição de poder”, diz Dornan. “E tudo isso aparece, mas nós também temos que sentir a conexão entre os dois rapidamente.“
Dornan observa que o elenco teve dois dias para filmar essa cena, “o que significa que ele não era o único pensando que era realmente necessário fazer da forma correta.“
Johnson, talvez não surpreendentemente, achou uma de suas cenas com bondage com Grey uma das mais difíceis. “Há uma cena em que Christian usa um chicote em Anastasia”, diz ela. “Filmar uma cena de sexo não é sensual ou prazeroso. É quente – não de uma forma sensual. É suado e não é muito confortável. E além disso, minhas mãos e minhas pernas estavam amarradas e eu estava com os olhos vendados e eu estava sendo atingida com essa ferramenta bizarra.“
Johnson não só teve todos os seus sentidos levados, como também teve que fazer essa cena várias vezes, por várias horas. Como ela lidou com isso? Não tão mal como muitos de nós lidaríamos.
“Foi emocionalmente desgastante“, diz ela. “No começo eu estava ‘Ah meu Deus, isso é a pior coisa do mundo’ e então eu estava ‘Tudo bem, vamos seguir com isso.”
Ninguém assina um contrato para um filme tipo Cinquenta Tons de Cinza sem entender que eles irão ter que fazer algumas coisas que eles não fariam normalmente em público. Mas há uma grande diferença entre saber que você terá que tirar a roupa na frente de uma equipe de câmeras e realmente fazê-lo.
“Não sei se você pode realmente preparar alguém para quando a hora chegar”, diz a diretora do filme, Sam Taylor-Johnson, que já esteve várias vezes nua na frente das câmeras em várias ocasiões para sua fina arte de fotografia. Ela decidiu guardar as cenas mais íntimas entre as duas estrelas do filme, Dakota Johnson e Jamie Dornan, para o final das filmagens para quando eles se conhecessem melhor – e a equipe também.
“Mas quando o dia chegou, foi uma súbita percepção tipo ‘Ah, esse é o dia que viemos discutindo’“, diz Taylor-Johnson. “Acho que a coisa mais importante foi o sentimento de confiança. A confiança de como [o diretor de fotografia] Seamus [McGarvey] e eu estávamos filmando. E a confiança de Dakota em Jamie que ele iria cuidar dela, e a confiança de Jamie em Dakota que ela iria cuidar dele. E que entre eles, isso seria algo não gráfico – não é pornô, mas muito mais sensual.“
Nenhuma das estrelas são tímidas. Dornan era um modelo de cuecas; enquanto isso, Dakota Johnson estava em dois filmes anteriores, A Rede Social e The Five Year Engagement, onde ela possui cenas em quartos com Justin Timberlake e Jason Segel, respectivamente.
“Não tenho medo da nudez. Acho que as mulheres são bonitas“, diz Johnson. “Mas não é fácil tirar as roupas em frente de uma tonelada de pessoas. Não se torna mais fácil, mas todo mundo entende. Ninguém é estranho nisso. Pelo menos, não no set.“
McGarvey diz que ele ocasionalmente gravou as cenas de sexo usando as mesmas técnicas que os fotógrafos da vida selvagem usam para não assustar os animais: mantendo distância. “Foi no final do zoom e nós deixávamos eles moverem“, ele diz. “E com lentes mais precisas, às vezes você pode ter uma visão mais impressionista.“
Para reduzir o número de vezes que os atores tinham que simular um momento íntimo, McGarvey também gravou com duas câmeras quando possível. Em um trabalho particularmente minucioso, ele mesmo iria filmar, ou usaria um dispositivo de controle remoto para dar aos atores um pouco mais de espaço.
“A câmera está sendo operada por um dispositivo a 20 metros de distancia de onde a câmera está. E só assim os atores não ficam com um operador velho e cabeludo respirando em suas costas“, ele diz.
Outro requisito importante para gravar com sucesso cenas mais íntimas? Mantenha seu senso de humor. “Eu tirei uma ótima foto. Os dois juntos na cama, tudo está acontecendo, com esse grandalhão barbudo em pé ao lado deles com um refletor“, diz Taylor-Johnson. “Não é um momento muito sexy.“